A Pioneira
Você Sabia?
Separamos algumas curiosidades que podem ajudar você!
Fio-Terra
O fio-terra funciona como um dispositivo de segurança, pra evitar choque eletrico. Ele serve pra direcionar possíveis correntes de fuga pra terra.
O dispositivo é conectado à terra, ou seja, "aterrado". É recomendado que seja instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa.
O indicado é que elas sejam do mesmo padrão de 3 pinos. Evite utilizar adaptadores.
Não use esses aparelhos sem conexão terra:
-
Chuveiro Elétrico
-
Maquina de Lavar
-
Micro-Ondas
-
Forno Elétrico
-
Geladeira
Além da segurança, o aterramento também protege o eletrodoméstico de problemas da rede elétrica, tá? Isso é ótimo porque é assim que os eletrônicos conseguem durar mais!
Higienização do Ar-condicionado
A higienização do ar-condicionado é uma tarefa fundamental para o seu bom funcionamento, uma vez que a falta de limpeza do mesmo, pode fazer com o que seu aparelho diminua a capacidade de refrigeração, aumente o consumo de energia e comece a emitir ruídos, além de ser prejudicial a sua saúde.
Por isso, a limpeza do ar-condicionado faz parte dos cuidados preventivos que você precisa ter e deve ser feita regularmente.
-
Uma vez por mês
- Desligue o aparelho da tomada;
- Retire o painel frontal;
- Passe um pano úmido com água;
- Retire o filtro e lave-o em água morna e detergente neutro;
- Deixe secar à sombra e recoloque-o no lugar, fechando o painel frontal.
-
A cada 6 meses
- Chame um profissional para fazer a limpeza interna dos componentes, da turbina e condensadora.
Instalação elétrica tem prazo de validade?
A resposta para essa pergunta é simples. SIM, como todos os produtos/materiais, o sistema elétrico tem um prazo de vida útil e que é importante se observar os primeiros sinais de desgaste nos condutores e componentes.
Entretanto, por estarem escondidas por trás das paredes e dentro dos conduítes, as instalações elétricas residenciais acabam não recebendo a atenção devida. O estudo Raio-X das Instalações elétricas Residenciais Brasileiras, desenvolvido pela Abracopel, mostra que 60% dos participantes do levantamento nunca reformaram ou não sabem informar se já houve reforma no sistema elétrico. Outro dado alarmante é que das pessoas que fizeram a reforma, 66% dos entrevistados afirmaram que não desenvolveram projeto elétrico e, na outra ponta, 10% da amostra apontou o pedreiro como responsável pela reforma da instalação elétrica.
-
Como identificar a hora de trocar?
Tomadas e interruptores tem sua vida útil estimada em manobras – ou quantas vezes você aciona os interruptores ou conecta/desconecta aparelhos da tomada – e é mais fácil de se perceber a hora de trocar, seja por falhas mecânicas ou elétricas. No caso de tomadas, um dos primeiros sinais de desgaste é o aquecimento fora do comum da própria tomada e/ou do plugue.
Fios e cabos elétricos também tem uma vida útil longa, sendo estimada em 20 anos dentro das condições normais de operação
Faça um check-up da parte elétrica a cada 5 anos com um eletricista para identificar eventual problema na instalação.
Por que a máquina de lavar dá choque?
Isso só acontece devido ao fato de a máquina estar conectada a uma fonte de energia elétrica, aliado a um agravante que, nesse caso, seria a presença da água, bem semelhante ao chuveiro elétrico.
Lavadoras se desgastam com o tempo, cabos rompendo ou expostos encostando na parte metálica; falta de dispositovos de proteção como fio-terra e DPS; piso muito molhado, etc.
No geral, todas as máquinas de lavar devem passar por um “check-up” de segurança, a fim de garantir que ela realmente está nas condições adequadas para o seu perfeito funcionamento.
Quando bem instaladas e com manutenção adequada, as máquinas de lavar não oferecem perigo ao usuário.
Geladeira perto do fogão
Geladeiras e freezers utilizam mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mais energia.
Pássaros
Você já se perguntou por que os pássaros que sentam-se em linhas de alta tensão e não são eletrocutados? Se um pássaro se senta em apenas uma linha de energia é seguro. No entanto, se o pássaro toca outra linha com uma asa ou um pé, ele cria um circuito, fazendo com que a eletricidade flua através do seu corpo resultando em choque elétrico.
Como acabar com mosquitos na lâmpada ?
1. Se em sua residência ainda existem lâmpadas antigas, faça a troca por lâmpadas de LED.
2. Coloque água embaixo das lâmpadas em uma bacia, coloque uma quantidade razoável de água e posicione-a diretamente embaixo da lâmpada. O reflexo da luz na água atrai os insetos, que serão eliminados.
3. Acenda as velas de citronela ou o incenso
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.
Por que a TV chuvisca quando ligo o chuveiro elétrico?
Se a luz da sua casa enfraquece ou pisca quando você liga o micro-ondas, chuveiro, ferro de passar ou qualquer outro eletrodoméstico, cuidado! Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito.
Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!
Segundo a NBR 5410, o circuito de iluminação deve ser exclusivo, e ter seu próprio disjuntor. O mesmo deve ocorrer com aparelhos de alto consumo. A melhor maneira de corrigir esse problema é chamando um eletricista certificado de confiança para corrigir a sua instalação, acrescentando um circuito exclusivo para o aparelho de alto consumo.
O que acontece se uma pessoa encostar na cerca elétrica?
Ao contrário do que muitos pensam, o choque de uma cerca elétrica não é fatal. O sistema não possui este risco porque a sua amperagem é muito baixa. Se uma pessoa chegar a encostar nos fios, no máximo, será arremessada para longe. Já em uma corrente elétrica residencial, por exemplo, o choque é tão forte que se o indivíduo encostar nas duas fases, somente se livra do choque quando a corrente é desligada. Portanto, a cerca elétrica é um método seguro para a prevenção de invasões.
O efeito é mais reprimir e intimidar do que realmente ferir. A voltagem em sua corrente seja 8000 volts, a corrente da cerca possui baixa amperagem, justamente para não causar danos físicos às pessoas.
110V ou 220V?
Os diferentes tipos de corrente elétrica derivam da implantação da eletricidade no Brasil. No início do século XX não existiam empresas do ramo da eletrificação no país e nós sofremos a influência dos Estados Unidos, que produziam a voltagem de 110V (hoje 127V), e da Europa, que era voltada a de 220V
Ambas possuem o mesmo desempenho, consumo e grau de periculosidade. Enquanto a voltagem de 220V possui fios mais finos e, portanto, mais resistentes à corrente de elétrons, a de 127V conta com componentes de maior espessura, para facilitar a passagem de energia
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V
A ideia de que os aparelhos 220V são mais econômicos do que os 110V é equivocada. Os aparelhos de 220V consomem, de fato, um pouco menos de energia porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente que utilizam, mas ainda assim a diferença é muito pequena.
Como limpar tomadas e interruptores ?
1. Se possível desligue o quadro de energia. Use luva de borracha, flanela e cotonete. Não encharque a tomada com água ou outro produto
2. Retire o excesso de poeira: pegue um pano de limpeza seco e retire superficialmente o excesso de poeira das tomadas e dos interruptores.
3. Cuide da sujeira encardida
Os interruptores de luz e as tomadas elétricas são um dos objetos encardidos da casa - eles acumulam aquela sujeira incrustada que é uma mistura de gordura com poeira, manchas e a própria oleosidade da mão (e justamente por isso você não deve deixá-los sujos por muito tempo). Nessa etapa, você vai precisar de uma flanela úmida ou de uma esponjinha (utilize apenas a parte amarelada e fofinha!) e algum detergente neutro.
Cuidado! É extremamente perigoso encharcar o pano! O excesso de água pode alcançar o sistema elétrico e te machucar seriamente
4. Passe um desinfetante
Se a sujeira não tiver saído por completo - e para limpar ainda mais profundamente -, aposte num desinfetante multiuso. Novamente: preste atenção na quantidade de líquido e tome cuidado para não umedecer muito, especialmente no que diz respeito às tomadas.
5. Utilize o álcool para deixar tudo nos trinques
Para finalizar bem, use o álcool! Aplique-o na superfície com um cotonete - ou com um paninho mesmo - e passe somente no entorno da tomada ou do interruptor. Por fim, deixe secar naturalmente
De onde vem a energia elétrica?
A energia elétrica vem das forças do vento, dos raios solares e da força da água. No Brasil, a energia elétrica vem principalmente das usinas hidrelétricas.
-
O que é hidrelétrica?
São usinas que usam a água para produzir eletricidade.
Funciona assim:
Primeiro, as águas das chuvas vão enchendo uma enorme barragem de concreto. Depois, a água corre para a usina por tubos enormes e passa por turbinas. O movimento da água nas pás das turbinas aciona o dínamo. O dínamo é uma máquina enorme que gira forte, transformando a energia mecânica em energia elétrica.
-
E se não chover?
Quando não chove o bastante, a água para acionar o dínamo é insuficiente e pode até faltar energia!
É por isso que em épocas de poucas chuvas a gente deve economizar a energia elétrica.
Como a energia chega nas casas?
A energia percorre quilômetros e mais quilômetros a fio, de poste em poste. Do poste em frente às casas, ela segue por fios que distribuem a energia para todos os cômodos. A ponta do fio é a tomada, onde ligamos nossos aparelhos que precisam de eletricidade para funcionar.
-
Quem descobriu a energia elétrica?
No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade. Mas foi só no século 19 que o homem passou a fazer novas descobertas. O também americano Thomas Edison inventou a lâmpada em 1879.